Ser Elegante

Dicas e Textos

Home Dicas e Textos Comportamento à mesa



Comportamento à mesa

Pensar que até ao século XVI não se conheciam pratos e só nesta época começaram usar os copos e ainda, coletivamente. Os talheres eram pessoais e dobráveis para facilitar o transporte e é claro, só entre os ricos. Seu oferecimento para visitas só a partir do século XVII, entre os aristocratas, e entre os burgueses no século XVIII. Hoje, depois de dois séculos as dúvidas ainda surgem quanto as regras que foram aos poucos impostas quanto ao manuseio das múltiplas formas de apresentação e quanto ao comportamento à mesa. Essas regras foram impostas não para complicar como muitos pensam, e sim, para facilitar e harmonizar um serviço à mesa. Nada mais fácil que sentar-se à mesa e pôr-se a comer, não é? Na verdade, não é bem assim e alguns detalhes facilitam muito e o pode e não pode, associado a etiqueta, só ajudam a viver melhor socialmente.

Então a prática e o conhecimento das regras ainda são a melhor solução. Vamos relembrar algumas dicas?

1-Quando sentar-se à mesa procure não puxar a cadeira várias vezes. Tente acertar com um ou dois movimentos.

2-O guardanapo é a primeira atitude a ser tomada colocando-o dobrado ao meio, em cima joelhos e procure limpar os lábios sempre que for tomar um líquido com a parte de dentro do guardanapo, assim ele terá um aspecto higiênico.

3-Os copos ficam a direita, acima do prato e começando em ordem decrescente temos: copo para água, vinho tinto, vinho branco e logo atrás, champanhe. O licor é servido depois do café, após a refeição e não deve ser colocado à mesa antes da sobremesa. Importante: os copos com hastes devem ser segurados pôr elas para que a temperatura do corpo não interfira na bebida.

4-Os talheres, grande preocupação de muitos, não tem mistério quanto ao seu uso. É só começar com os de fora lembrando-se que os acima do prato são para a sobremesa. No caso da não troca de talheres a cada prato servido, deixe-os do lado direito do prato, o garfo com os dentes para baixo e a faca sobre ele, evitando assim que sujem a toalha. Existem os porte-couteau que são uma espécie de cavalete de prata ou cristal para descanso de talheres e que hoje são poucos usados, mas válidos . A disposição dos talheres é a seguinte: garfos a esquerda. A direita, ficam as facas e a colher de sopa.

5-Importante é o manuseio dos talheres. Usa-se a faca na mão direita e o garfo na esquerda, e cada bocado é levado à boca com a mesma mão ou, depois de cortar um pedaço, pode-se descansar a faca ( com o fio para dentro) na borda do prato e trocar de mão, o garfo, para levar o alimento à boca. As duas formas estão corretas. As folhas da salada devem ser dobradas pelo garfo com ajuda da faca e dispense-a nas massas.

6-Peixes, frutos do mar e frutas são capítulos à parte pois precisam de talheres apropriados e veremos posteriormente. Uma maneira funcional e antiga para se sair bem quando não souber manipulá-los, é só imitar quem sabe e ter a sorte para tudo dar certo.

7-No final os talheres devem ser colocados no prato, lado a lado, com os cabos para fora do lado direito, abaixo.

8-Pequeninas travessas colocadas acima do prato são para lavar apenas as pontas dos dedos quando são servidos alimentos que são comidos com as mãos.

9-Os cotovelos à mesa só devem ser vistos com bons olhos na hora do cafezinho. Os gestos devem ser pequenos, a voz suave, e o riso baixo. Não toque nos vizinhos, nunca leve grandes bocados à boca nem fale com ela cheia e por mais quente que a sopa vier à mesa, não a assopre e a sorva sempre com a lateral da colher.

10-O pão parte-se com as mãos e não com a faca, a não ser que esteja em Portugal, e o pratinho usado para ele, é sempre o da esquerda do seu prato ou souplat (aparador do prato comum, bem maior) . Não se molha o pão no vinho a menos que esteja na casa de uma boa italiana e ela o fizer primeiro..

11-Palitos, nem pensar. Só mesmo no lavabo. E só fume se houver cinzeiro na mesa e mesmo assim, deixe para depois do café.

12-Devemos esperar que todos estejam servidos para iniciarmos a degustação e no caso de sermos convidados só mesmo depois da anfitriã dar “a partida”.

13-Caso receba um convite e na mesa tiver uns cartões com os nomes dos convidados é bom respeitar a determinação dos lugares citados nesses “placement” e recusar algum prato só ser tiver uma recomendação médica, caso contrário, dê um jeito e vá comendo...

14-Elogiar sempre é delicado, flores para a anfitriã são bem vindos, de preferência em vasos.

15-Para adquirir o hábito de comer bem em público, dê atenção quanto estiver em casa, porque se não adquirir esse hábito, terás acanhamento quando comeres em público.

17-Lembre-se: é importante tomar algumas lições práticas de quem sabe usar bem os talheres e treinar bastante.

18-Mas lembre-se sempre: em uma mesa o que mais importa é relaxar, aproveitar a comida e os bons amigos.

=Matéria editada no site da "Rede Mulher de Televisão".=

Bia Abissamra.

2009 - Ser Elegante - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade

Consultoria e Desenvolvimento para Web