Ser Elegante

Dicas e Textos

Home Dicas e Textos A origem do costume da CEIA DE NATAL



A origem do costume da CEIA DE NATAL

Natal é uma festa mundialmente conhecida, criada oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.c. que os cristãos do mundo inteiro comemoram no dia vinte e cinco de dezembro, como sendo do nascimento de Jesus Cristo.

Na literatura, consta que a ceia natalina originou-se do antigo costume europeu em deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber peregrinos e viajantes para confraternizarem esta data cristã. Outra escrita conta que antigamente a comunhão na Santa Missa exigia jejum prolongado. Então, como a Missa do Galo sempre foi celebrada à meia noite do dia 24 de dezembro, as famílias preparavam um lanche para pós cerimônia. Com o passar do tempo, foram introduzindo pratos mais elaborados e as ceias natalinas ficaram mais sofisticadas.

Vários alimentos compunham esta ceia e a tradição foi se espalhando pelo mundo afora. Cada região foi acrescentando um prato típico, a exemplo do perú que é um costume americano. Já o panetone veio da Itália e o bolo da Ibéria. As frutas secas do inverno europeu que hoje são adotadas pelos países tropicais, entraram na composição dos pratos trazidas pelos imigrantes.

No Brasil os principais pratos da Ceia de Natal são: perú, arroz com passas, bacalhau, tender com frutas em calda, leitão com farofa, frutas secas e tropicais. Um bom panetone não pode faltar na hora da sobremesa..... Uma mistura de gostos como a mistura de raças do nosso povo.

Neste significativo dia, nada impede a inovação do cadápio para sua ceia ficar mais sofisticada e especial, com pratos exóticos e contemporâneos.

É só colocar a mão na massa!!!!

FELIZ NATAL!!!!!!!!!

Bia Abissamra

2009 - Ser Elegante - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade

Consultoria e Desenvolvimento para Web