Ser Elegante

Notas

Home Notas SIMBOLOGIA NO CASAMENTO



SIMBOLOGIA NO CASAMENTO

Existem tradições tão antigas que ninguém mais sabe dizer quem foi que começou. Algumas se mantiveram fiéis ao longo do tempo, outras sofreram influências e adaptações.

Mas a maioria das tradições simbólicas ligadas ao casamento continua por aí, por mais antigas que sejam, e mesmo que muitos noivos não saibam de onde elas vieram.

A noiva (recém-casada) deve ser levada no colo na entrada do novo lar

De acordo com antigas superstições, se a noiva caísse ao entrar em casa ou se entrasse pisando com o pé esquerdo, era azar ate que a morte os separasse. O único jeito de evitar isso, era levando a noiva no colo.

Buquê

A idéia do buquê surgiu na Grécia, mas era um pouco diferente. O papel do buquê era proteger a noiva contra o mau olhado e os maus espíritos, por isso ele era mais um amuleto do que um adereço. Além de flores, esses buquês também traziam alho e ervas, garantindo a proteção.

Aliança

A aliança em si, surgiu no antigo Egito, como um símbolo de eternidade. Mas como representação de casamento, a aliança começou a ser usada em Roma.

Vestido Branco

Nem sempre foi dessa cor. Na China, usava-se o vermelho, símbolo do amor. No Ocidente, as cores variavam, mas o azul já foi predominante por muito tempo, simbolizando a pureza. A primeira noiva a entrar de branco foi a Rainha Vitória ao se casar com o Príncipe Albert, no século XIX. A moda pegou, mas com o tempo, o uso do branco também ficou associado à pureza e virgindade.

Véu

O costume vem da Grécia. Cobrir o rosto da noiva era uma forma de protegê-la da inveja das mulheres e da cobiça dos homens. Em outras culturas, como entre os árabes, o véu era um símbolo divisório de etapas, pois a noiva se despedia da vida de solteira para entrar na vida de casada.

Grinalda

A grinalda sempre foi um símbolo de status e de riqueza. O uso da grinalda coloca a noiva em destaque, em posição especial em meio aos convidados.

Jogar arroz

Há 4 mil anos, os chineses acreditavam que o arroz era um símbolo de fartura, e por isso era jogado sobre os noivos.

Bolo

O bolo de noiva teve origem na Roma Antiga. A tradição era de partir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para desejar fertilidade.

O padrinho

O costume parece ter origem na Antiguidade, quando era escolhido um amigo, normalmente um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, os quais muitas vezes rondavam o local da cerimônia.

Bem-casado

Segundo a lenda, esse doce representa as duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade. Cada convidado deve receber um doce, para ser abençoado pela mesma sorte e felicidade. Faça um pedido antes de experimentá-lo.

A noiva deve ficar do lado esquerdo do noivo

Se algum homem tentar roubar sua futura esposa, você pode defendê-la com a espada (ou com o que estiver mais próximo) usando o braço direito. Isso já vem desde a Idade Média, mas nunca se sabe...

Equipe Casa&Casamento

2009 - Ser Elegante - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade

Consultoria e Desenvolvimento para Web