Ser Elegante

Notas

Home Notas Lista de convidados p/ casamento



Lista de convidados p/ casamento

Perguntas e respotas:

1- É verdade que fazer a lista é uma das partes mais difíceis da organização geral do casamento?

R- Sim, principalmente quando se faz necessário limitar o número de convidados.

2- Quanto tempo antes do casamento deve-se fazer a lista?

R- Logo que a data é marcada.

3- Qual a melhor maneira de se preparar esta lista? Existe, talvez, um passo a passo?

R- Sim: primeiro os padrinhos, depois familiares mais próximos. Os mais distantes, caso tenham que fazer um corte no número dos convidados, poderão ser excluídos. Amigos mais íntimos dos pais, amigos mais íntimos dos noivos e por último os amigos ocasionais (estes, nos grupos de amigos, poderão ser os primeiros a serem eliminados da lista, caso necessário). Não esquecer de empregados que estiveram presente durante a vida dos noivos (empregadas domésticas, babás, motorista antigo, etc...).

4- É certo convidar parentes que moram longe, que nunca se viu, apenas por educação?

R- Por educação não. Só se quiserem realmente a presença deles, ou se, para os pais, sejam importantes.

5- E colegas de trabalho, se convida?

R- Caso tenha algum colega que se tornou íntimo, este sim e não há necessidade de convidar os outros. Agora, se convida uns, não tão íntimos, e outos não, com certeza é melhor nenhum ou todos. Nada de colocar um convite geral no mural da empresa. Vc nunca saberá qual será o número exato de pessoas pra festa. Convites individuais, tá?

6- A data pode atrapalhar a ida dos convidados? Se for durante a semana, por exemplo, ou em um feriado prolongado, é pior?

R- Sim. No meio dos meses férias mais comuns a todos, atrapalha a viagem deles e o número de presença terá uma baixa. No meio da semana, a festa terminará mais cedo e o número de confirmação será menor no caso de convidados de outras cidades. Mas, lembre-se: a melhor data para este grande dia é a data que dá certo, primeiramente, para os noivos.

7- E o lugar escolhido? Pode ajudar ou atrapalhar também, ou tanto faz?

R- A escolha do local do evento tem que ser decidido primeiramente naquele que é viável para os noivos sem se esquecerem do con forto dos convidados. Veja, caso os noivos escolham casar em local distante, tem que pensar no meio de transporte, hotel, etc...

8- Como fazer o equilíbrio entre convidados e orçamento?

R- Com valor definido da verba para a festa, pelos noivos, vem a busca dos orçamentos possíveis por pessoa, que multiplicado pelo número total dos convidados, chegará ao orçamento pré determinado, fazendo assim a escolha que se encaixe dentro daquilo que se pode gastar (lembrar de pedir o R.S.V.P. pois não são todos que poderão comparecer).

9- As mesas pré-determinadas tem que ser montadas de que maneira, para não deixar nenhum constrangimento?

R- Pouco usual aquí no Brasil, essa pré-determinação de lugares à mesa tem que ser feita com muito critério pois a escolha é mt importante para o bem estar de todos os convidados. A imposição de colocar tal pessoa sentada com outra só funciona se for uma festa menor e se os noivos e pais conhecerem mt bem seus convidados pra fazer a escolha. Tarefa difícil, mas, elegante.

10- Gostaria de dizer mais alguma coisa?

R- O mais importante de todos os detalhes da festa é o carinho com que ela foi preparada por todos que ajudaram e a felicidade estampada no rosto dos noivos. Isto sim, determinará a animação dos participantes.

Entrevista de Bia Bueno Abissamra à jornalista Alessandra Vespa para o site Bolsa de Mulher.

Mais dicas no BLOG:

www.serelegante.blogspot.com

2009 - Ser Elegante - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade

Consultoria e Desenvolvimento para Web