Ser Elegante

Novidades

Home Novidades Saiba como usar o cardigã, peça tradicional que voltou à moda

Publicado em 12 de Agosto de 2011



Saiba como usar o cardigã, peça tradicional que voltou à moda

Saiba como usar o cardig, pea tradicional que voltou  moda

Sugestões de cardigãs masculinos para o inverno

O cardigã tem mais de 200 anos de história e, durante muito tempo, foi visto como uma peça dos nossos avós. Com Hora H desta semana você descobre maneiras descoladas de usar esta blusa de lã em diferentes ocasiões, sejam formais, casuais ou informais.

Em o “Dicionário de Moda Ilustrada de A a Z”, Regina Maria Catellani conta que a peça surgiu após remendos feitos num casaco de James Thomas Brudenell, 7º conde de Cardigan, que servia na Brigada Ligeira do Exército Britânico durante a Guerra da Criméia (1853-1856). "O lorde, gostando do modelo, mandou fazer mais cinco peças em malha de lã escocesa, criando assim o estilo típico desta peça do vestuário, que hoje designa uma jaqueta folgada, feita de malha de lã e com botões frontais”, escreve ela.

Um jeito formal e descolado de usar cardigã é substituindo o blazer e usar com gravata. Neste caso, melhor optar por modelos lisos e de cores sóbrias Divulgação

A peça ficou popular no começo do século 20 e continuou em alta na década de 1950, com a popularização do estilo “college”, inspirado nos uniformes dos estudantes ingleses e americanos. É um traje versátil que volta com força neste inverno. Dependendo de como ele for combinado, pode se tornar formal ou casual.

Veja abaixo as diferentes maneiras como usar o cardigã:

1. Formal

O cardigã do tipo liso em cores sóbrias pode ser usado como substituto do colete do terno, e ainda ganhar uma proteção extra contra o frio. O ideal é usar um tom próximo ao do paletó para não errar.

2. Casual elegante

O cardigã pode ser usado no lugar do paletó e fica elegante quando a peça tem o mesmo tom da calça em alfaiataria. A gravata mais fina completa o conjunto, que pode ser usado em ocasiões não muito formais, mas que exijem que estejamos um pouco mais arrumados.

3. Casual

A dupla cardigã e calça jeans fica ótima se usada com camisa de manga comprida. Se quiser um conjunto mais sóbrio, opte pelas camisas lisas. Se quiser um ar mais jovem, as camisas xadrezes são as ideais.

4. Informal

Se preferir um estilo mais descontraído, use o cardigã com jeans e camiseta ou camisa polo. A combinação é boa para programas como ir ao cinema ou sair com os amigos.

Fonte: UOL

2009 - Ser Elegante - Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade

Consultoria e Desenvolvimento para Web